Estar à frente das principais decisões de uma equipe não é tarefa fácil. Afinal, mesmo que todos trabalhem numa mesma área de atuação, são pessoas diferentes com histórias de vida diferentes.
Dessa forma, para que a liderança seja eficiente é preciso se preparar bem, conhecer o time que vai estar ao seu lado e também estar disposto a continuar evoluindo. Veja a seguir o que pode ajudar você nessa jornada:
Resumo da Postagem
Seja técnico
Bons líderes são, acima de qualquer coisa, funcionários que entendem e conhecem o ramo em que estão trabalhando. Por isso estar antenado sobre o que existe de mais moderno em sua área de atuação é fundamental.
Além disso, estude também sobre temas atuais que geram boas reflexões, como meio-ambiente, descarte de lixo eletrônico e diversidade de gênero e raça. Seja atento ao que acontece no mundo.
Mãos à obra
Mesmo com a função de liderança, siga evoluindo e seja proativo. Não adianta apenas cobrar do time, é preciso liderar também pelo exemplo. E a melhor forma de fazer isso é trabalhando.
Revise as planilhas, faça reuniões com sugestões sobre o trabalho. Em algum evento importante, por exemplo, questione sobre detalhes pontuais como a locação de geradores e cadeiras. E continue sempre perto das pessoas.
Saber cobrar
Tudo bem que ser técnico e participar das atividades é importante. Mas a liderança exige também o controle das ações e resultados, e por isso saber cobrar é uma das funções mais desafiadoras de quem está responsável pelas pessoas.
Na área de construção civil, revise bem os prazos de entrega. Na tecnologia, verifique o número de clientes que exigem estorno. Na área de produção, por exemplo, analise o indicador químico. Não permita que os processos sejam dispersados.
Acolher
Estamos numa rotina cada vez mais acelerada, e a sociedade também está mudando os conceitos sobre trabalho. De modo que apenas um salário alto não é mais suficiente para manter os talentos em uma organização. É preciso mais!
Os profissionais precisam estar felizes com a atividade que desempenham, e também motivados a continuar desenvolvendo aquele trabalho. E a melhor forma de fazer com que isso aconteça, é sendo claro em relação à importância que cada um tem dentro da empresa.
É preciso acolher, respeitar os momentos de vida e de humor de cada um, e levar sempre em consideração que antes de profissionais, ali está um grupo de humanos com anseios, expectativas e problemas pessoais.
Liderança é construção
O grande espírito da liderança está na sensibilidade de perceber os momentos de cada integrante da equipe, e associar isso às necessidades da organização. É como uma espécie de ponte entre os interesses da empresa e as expectativas dos funcionários, numa negociação objetiva e permanente para que todos sejam contemplados.
Não se nasce líder, e nem é possível se tornar um bom líder da noite pro dia. O respeito da equipe é conquistado através de uma rotina de bons resultados, diálogo e muito trabalho. E para isso, é preciso foco e tempo. Boa sorte!